domingo, 3 de junho de 2012

Reprodução Assexuada nas Plantas


   A reprodução assexuada consiste na formação idêntica ao organismo que o gerou não envolve trocas de gametas entre os indivíduos. Como por exemplo, irei citar algumas abaixo.
   Estaquia é o método que consiste no plantio de folhas de plantas, ramo ou galho, que futuramente se desenvolvera em uma nova planta. Onde é muito utilizado na produção de mudas de plantas em grandes escalas como ornamentais e frutíferas. Sendo que não são todas as plantas que apresenta esta capacidade. Uma das vantagens que posso destacar é a facilidade do método e a possibilidade de propagarmos as melhores plantas.
                Mergulhia é um técnica um pouco complica em relação a estaquia pois utiliza um ramo ainda ligado a planta que é enterrado no solo a fim que ele venha a se enraizar originando uma nova planta assim que for desligado da planta matriz. Onde são feitos em plantas como a jabuticabeira, macieira, abieiro entre outras.
                Alporquia é um dos métodos que consiste em se fazer um brotamento de uma nova planta a partir do caule de outra, onde é necessário descascar o caule (anel) da planta que possa ser cercado por um substrato e assim poder se originar raízes com isso dando origem a uma nova planta.

              Enxerto é a união de dois tecidos de duas plantas que passa a ser a formação com duas partes o enxerto e o porta-enxerto. Onde o enxerto é a parte posterior que dará origem as frutas e o porta-enxerto ira formar o sistema radicular. Como isso pode-se adaptar um planta a diversas variações da natureza.
            Com tudo podemos concluir que todos esses métodos só vêm a colaborar para que possamos utilizados da melhor forma possível na preservação do meio ambiente com novas plantas que tem a sua reprodução natural muito demorada.

Bibliografia:
www.mundovestibular.com.br
www.cultivando.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário