quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Tundra e a Taiga

Tundra

http://geograficu.blogspot.com.br/2012/07/tundra.html

A tundra esta presentas, mas regiões onde apresentam as menores temperaturas como nas áreas polares, e esta presente também com por exemplos no estremo norte da América do norte, na Europa e da Ásia.
Neste bioma é característico das regiões de clima polar, que tem baixas temperaturas e um bom período de gelo. Com isso a uma enorme dificuldade de crescimento da vegetação, que tem como opção somente o período de verão que é onde ocorre o degelo.
É sua vegetação se caracteriza por ter um porte pequeno, com uma variedade de musgos, líquens,  gramíneas e algumas espécies de herbáceas, sendo que não há árvores de grande porte. Pois essas espécies são adaptadas às condições climáticas da região polar, conseguindo se desenvolver durante o verão. Mas o ciclo termina com o inverno e com a consequente camada de gelo que se forma no solo.
Apresenta animais como o urso-polar, o caribu, a rena, a raposa, o boi-almiscarado, o lobo ártico, aves, além de uma grande variedade de insetos. Mas quando o inverno chega boa parte dessas espécies migra, em busca de locais com temperaturas mais elevadas.


Taiga


http://www.infoescola.com/geografia/taiga-floresta-de-coniferas-ou-floresta-boreal/

A Taiga, também ser conhecida como floresta de coníferas ou floresta boreal, onde fica localiza-se exclusivamente no Hemisfério Norte, encontra-se em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se ao longo de uma faixa situada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e abrange áreas da América do Norte, Europa e Ásia. Localiza-se, portanto, a Sul da Tundra. Clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante o ano todo. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação, 40-100 cm anualmente. As estações do ano são duas, Inverno e Verão. Sua temperatura oscila entre -54º e 21ºC. O solo é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas.
Sua flora é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registadas (a água do solo encontra-se congelada), sendo constituída sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa, as ajuda a conservar a umidade e o calor durante a estação fria.
Na fauna os animais aqui existentes são alces, renas, veados, ursos , lobos , raposas , linces, arminhos , martas , esquilos, morcegos, coelhos , lebres  e aves diversas como por exemplo pica-paus e falcões. Os charcos e pântanos que surgem no Verão constituem um ótimo local para a procriação de uma grande variedade de insetos. Muitas aves migradoras vêm até à Taiga para nidificar e alimentar-se desses insetos. 


Fontes de pesquisa:
http://www.minerva.uevora.pt/eschola2002/taiga.htm
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=5480&iLingua=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário